Aplicativo ajuda a descobrir nome de plantas através de uma foto

segunda-feira, agosto 07, 2017

Quem trabalha com jardinagem, botânica ou simplesmente é apaixonado por plantas já deve ter passado por essa situação antes: você vê alguma flor diferente e fica morrendo de curiosidade de descobrir qual é. Seja qual for a intenção, nem sempre é fácil achar esse tipo de informação, mas um aplicativo promete dar uma ajudinha nesta tarefa.

Conhecido como Pla@ntNet, o app funciona através de um sistema de informações colaborativo, capaz de identificar diversas espécies de plantas. O projeto busca facilitar o acesso à informação, disponibilizando a tecnologia de reconhecimento através de um aplicativo para smartphones disponível para usuários dos sistemas iOS e Android. Com apenas alguns cliques, é possível descobrir o nome das plantas que você desejar.



Funciona assim: você escolhe a localização correspondente (Europa Ocidental, Oceano Índico, América do Sul ou África do Norte) e com a tecnologia de reconhecimento, as imagens capturadas em sua região serão nomeadas e organizadas de acordo com o lugar, data e nome de usuário, além das categorias folha, flor, fruto ou casca.

Para chegar à informação, o sistema compara a foto com as outras já existentes em sua base de dados. São 247.550 imagens que ilustram atualmente 6.186 espécies compartilhadas através do app.

O único porém é que o aplicativo ainda não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura, e funciona ainda melhor se as imagens propostas focalizarem uma parte bem determinada da planta.

O Pl@ntNet ainda não tem todas as espécies catalogadas no mundo (são cerca de 215.644), mas além das atualizações constantes, o crescimento da rede de usuários – que podem identificar também espécimes já conhecidas por eles – só faz crescer a acessibilidade que o programa nos dá à biodiversidade do nosso planeta.

Se você gosta do assunto e é uma pessoa super curiosa, vai adorar o Pl@ntNet! Para mais informações, acesse o site do aplicativo.


Nenhum comentário:




Tecnologia do Blogger.