Permita sincronia e fluxo em sua vida ☮️ Confie no seu caminho e esteja aberto a oportunidades


Como cuidar de folhagens



Opção para quem mora em apartamento ou em casa que recebe pouca luz do sol, as folhagens marcam presença e embelezam, trazendo o contato com a natureza para os ambientes. Porém, as folhagens se diferenciam nos cuidados e para garantir que elas fiquem saudáveis e bonitas, precisam ser acondicionadas nos ambientes corretos. Veja agora dicas sobre como cultivar esse tipo de planta em casa.



Quanto a rega, ela deve ser constante, com frequência média de três vezes por semana, evitando deixar o solo seco por mais de três ou quatro dias. Não pode deixar a raiz encharcada. Tem que ter bom senso na hora de regar. O substrato precisa se manter úmido, mas não molhado. A melhor maneira de saber se está molhando corretamente, além da observação do desenvolvimento da folhagem, é colocar o dedo no substrato para saber se está seco, úmido ou encharcado. Caso a pessoa note que a haste da planta está ficando amarelada ou mole, é sinal de que ela está recebendo água demais e está apodrecendo.

Os paisagistas aconselham a não fazer a poda das folhagens, mas apenas retirar as folhas que estão amareladas ou secas.

Folhagens sensíveis

Plantas como as samambaias, avencas e rendas portuguesas precisam de mais cuidados, pois são mais sensíveis que as outras folhagens. Essas são plantas de sombra ou meia-sombra que se fixam em cascas de árvores e outros substratos que permaneçam úmidos, porém, que tenham uma boa drenagem. O local ideal para desenvolvimento desse tipo de folhagem inclui ambientes bem iluminados, porém, sem incidência direta dos raios solares.

Os cuidados com esse tipo de planta começam com a escolha do vaso. Essas folhagens possuem raiz fina e por isso precisam de um solo fofo para se desenvolver. O substrato tem essa característica e é um composto orgânico, produzido com ferragem de madeira, mamona e outros complementos que dão nutrientes para a planta. Hoje em dia está sendo muito utilizado os vasos de fibra de coco, pois são recipientes que oferecem sustentabilidade e podem ser preenchidos com o substrato. Você também pode além dos vasos de fibra de coco, usar os de cerâmica.

A adubação para essas plantas é feita com um produto dissolvido em água e que pode ser encontrado em casas especializadas do ramo. Por ser um vegetal que não dá flores nem frutos, o ideal é que se adube apenas duas vezes ao ano. Use produtos naturais, como o húmus de minhoca. De dois em dois meses pode-se usar cinco colheres de húmus por vaso. Isso tem demonstrado bons resultados na adubação.

A temperatura também é um fator que merece atenção, pois deve variar entre 20 e 25 graus. Espécies como a samambaia são prejudicadas quando sofrem incidência de ventos. Um ambiente adequado para o desenvolvimento dessa planta é o fechado, como uma área de serviço, o que evita a exposição direta dos ventos. O ideal é que se reproduza o ambiente mais próximo ao encontrado naturalmente. Samambaias e outras folhagens crescem em ambiente de mata, onde não existe vento direto.



1. Samambaia chorona ou de metro (Polypodium subauriculatum): Possui lindas folhas que podem passar de 1 metro de comprimento.
2. Samambaia americana (Nephrolepsis exaltata): É uma das mais resistentes, bonitas e com preço acessível. Um ótimo custo-benefício.
3. Renda-portuguesa (Davallia fejeensis): Linda, porém sensível. Pode queimar no inverno, renascendo na primavera.
4. Samambaia prata (Pteris cretica): Possui lindas manchas prateadas no centro das folhas.
5. Paulistinha (Nephrolepsis pectinata): Uma das mais comuns. Quem nunca viu uma nascendo no canto de um muro, ou saindo por um cano? Mas, se transplantada e bem cuidada, o resultado é uma bela planta!
6. Avenca (Adiantum sp): A mais delicada da lista. Não suporta lugares frios ou vento.


Folhagens resistentes


Os cuidados com esse tipo de planta são diferentes dos cuidados com o outro grupo. Resistente, essas folhagens se desenvolvem muito bem tanto na área interna quanto na área externa das casas, pois não são afetadas pela ação do vento, mas precisam receber a quantidade de luz solar mínima para se desenvolver.

Essas plantas são mais resistentes em todos os aspectos, suportando bem a estiagem, o calor e também o frio. A utilização dessas folhagens na elaboração de projetos paisagísticos com baixa manutenção é muito eficaz. Essas plantas podem formar composições interessantes com agaves, rosas-de-pedra, entre outras. Elas se desenvolvem melhor quando plantada em locais à meia-sombra, mas toleram tanto o sol pleno, quanto ambientes pouco iluminados.

Esse tipo de vegetal geralmente é plantado diretamente na terra, sem necessariamente exigir algum tipo de preparo do solo ou até mesmo adubação, que pode ser feita até uma vez ao ano com matéria orgânica. O lugar ideal para plantá-las são os terrenos arenosos, com boa drenagem, ou vasos que sigam as mesmas condições. As plantas mais resistentes possuem poder de regeneração muito grande. O processo de regeneração delas é grande e em alguns casos conseguimos cortar a parte ruim e deixar na terra apenas a raiz, que pode crescer novamente saudável.



Nenhum comentário:



PUBLICIDADE






Tecnologia do Blogger.